Beneficios de … Arroz integral

O QUE É ARROZ INTEGRAL ?

É um cereal sem glúten, que não sofreu o processo de branqueamento e que por isso mantém todos os seus nutrientes originais.

O arroz INTEGRAL dá energia, é rico em fibra, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3), vitamina D, proteínas, açúcar complexo (que entra no sangue de forma lenta e controlada e, portanto, adequado para ajudar em diabetes e hipoglicemia), sais minerais; cálcio, ferro, magnésio, cálcio, potássio e principalmente silício que facilita a fixação do cálcio, fósforo e magnésio.

Após a recolha o arroz passa por um descascador para retirar a casca dura de fora. Após esta acção temos o arroz integral. Para passar a arroz branco (refinado) este arroz terá de passar por mais 3 a 4 descascadores, perdendo por isso várias camadas e com elas muitos dos nutrientes que o arroz integral mantém.

O arroz mais adequado para nosso clima é o REDONDO curto! No entanto pode-se variar e usar o longo sobretudo com o tempo mais quente.

BENEFICIOS – o que se pode esperar dele?

Sacia a fome e beneficia particularmente o Intestino e Pulmão e, por conseguinte, a pele que está ligada a estes dois órgãos e também:

  • Ajuda a reduzir as disfunções intestinais.
  • Ajuda a manter o metabolismo da glicose estável.
  • Ajuda no controlo da arteriosclerose e hipertensão.
  • Ajuda a regular o colesterol

Há também a teoria que o arroz é o alimento mais equilibrado para o nosso organismo se tivermos em conta a proporção de sódio e potássio e que se pode comer quase todos os dias. Pessoalmente acho que se pode ficar demasiado sério e focado ao exagerar na ingestão de arroz e sugiro que se variem os outros cereais, pois cada um tem a sua particularidade e ficamos assim mais ricos.

VARIEDADES DE ARROZ integral e seus benefícios específicos – Variar é o segredo!

Existem vários tipos de arroz integral

Grão curto e redondo (mais utilizados em clima temperado), grão médio e longo (mais utilizados no hemisfério Sul ou em tempo mais quente)

ARROZ GLUTINOSO – contendo mais proteínas e gorduras do que o arroz integral simples, é um bom alimento para mamãs e bebés e pessoas com necessidade de ganhar peso. É energético, aquece e fortifica, bom para desportistas. Faz-se MOCHI com mistura de arroz integral e glutinoso.

ARROZ SELVAGEM – muito rico nutricionalmente, de grão negro e longo, que se pode cozinhar só ou em conjunto com outro cereal. Muito diurético e eficaz em problemas de rins e bexiga.

ARROZ SEMI-INTEGRAL – Em situações de emergência e porque coze mais rapidamente e tem menos fibra, podemos utilizar arroz semi-integral. Uma boa solução para a mudança gradual para cereais integrais ou em casos pontuais de extrema sensibilidade a fibra.

CUIDADO com arroz branco, pois ao passar por vários descascadores, perde as 2 camadas onde se concentram a maior parte dos seus nutrientes – farelo e gérmen – sendo que o que fica em mais quantidade é hidrato de carbono, que se torna mais rápido de assimilar pelo organismo podendo alterar os níveis de açúcar no sangue rapidamente. No limite e quando se come fora de casa, poderá ser comido com carne biológica ou peixe selvagem, mas é bom sabermos que o seu nível nutritivo é fraco.

COZINHAR ARROZ INTEGRAL

Arroz solto – cozinhar na proporção de 1 chávena para 1,5 de água;

Arroz mais cremoso – cozinhar na proporção de 1 chávena para 2 de água;

Creme de arroz – cozinha na proporção de 1 chávena para 7 ou 8 de água no mínimo durante 2 a 8 horas (vigiar).

Arroz com vegetais ou ervilhas – colocar o vegetal ou ervilha, por cima do arroz, imediatamente antes de fechar a panela de pressão.

SOLUÇÕES PARA RESTOS DE ARROZ:

  • Bolas de arroz (com alga NORI e/ou ameixa umeboshi)
  • Sushi de vegetais
  • Bolas de arroz fritas
  • Arroz salteado com vegetais
  • Arroz salteado com leguminosa
  • Arroz salteado com cogumelos
  • Utilizar em sopas
  • Creme de arroz, juntando mais água e cozinhando mais 1 a 2 horas no mínimo.
  • Arroz doce macrobiótico (sem leite nem ovos nem açúcar)

Bom Apetite!

RosieS

Projecto IntegrALL    🍀

Deixe um comentário