O QUE É AVEIA INTEGRAL
É um cereal sem glúten, que não sofreu o processo de branqueamento, nem passou por vários descascadores e que por isso mantém todos os seus nutrientes originais, tal como os outros cereais integrais em grão. A aveia contém uma proteína chamada AVENALINA, a qual, de um modo geral é bem tolerada por portadores da doença celíaca. Alguns fornecedores são, no entanto, obrigados a informar que “pode conter glutén”, quando a aveia é cultivada nos mesmos terrenos que o trigo ou cevada, e pode ser contaminada.
A aveia INTEGRAL sacia, dá energia, é calórica, muita boa no tempo mais frio. Costuma ser mais consumida por atletas, jovens e crianças com muita actividade física, grávidas e pessoas que necessitem de ganhar peso.
É especialmente rica em proteínas, vitaminas do complexo B (em especial a B1), vários sais minerais e um dos cereais mais ricos em ácido silício.

BENEFICIOS – o que se pode esperar dela?
Sacia a fome e beneficia particularmente o
- É óptima para o sistema nervoso
- Ajuda na perda de memória
- Ajuda na frigidez e impotência
- Suaviza e tonifica a pele: banho com chá de aveia amacia a pele e ajuda em problemas de pele como: pele atópica, psoriase, eczema, uma vez que acalma. É muito adicionada na produção de champôs, cremes, loções e sabões.
A Aveia existe em: grão, flocos e farinha
COZINHAR AVEIA INTEGRAL
O uso mais vulgar da aveia é em flocos, fazendo um pequeno almoço ou lanche nutritivo, e é também utilizada para engrossar sopas e fazer granola.
Há quem prefira “overnight oats” – flocos de aveia que se deixam a demolhar durante a noite, evitando-se a cozedura. Oportunamente darei a receita.
Em grão, o seu uso é normalmente combinado com arroz integral.
Em farinha é vulgarmente utilizada para fazer bolos, biscoitos, bolachas e pães de aveia.
Bom Apetite!
RosieS
Projecto IntegrALL 🍀