A Abóbora tem propriedades que nos enchem a alma.
O meu amigo Ventura (agricultor por paixão) pôs na terra algumas sementes de abóbora Hokkaido que nos agraciaram com imensas abóboras de vários tamanhos e feitios. Todas densas e bem docinhas.
Cortei uma abóbora com delicadeza e carinho em fatias com casca (quando os vegetais são biológicos podemos e devemos comer com casca, ficam mais ricos e nutritivos), coloquei num tabuleiro de ir ao forno. Adicionei um pouco de água no fundo e reguei a abóbora (neste caso teve o nabo como companhia) com fio de óleo de sésamo, gotas de shoyu e orégãos secos. Levei ao forno bem quente, deixei cozinhar cerca de 30 minutos a 180º (este tempo e temperatura depende muito de cada forno).
Este preparado pode servir como acompanhamento no prato da refeição ou como lanche. Levo dentro de um frasco e como a meio da manhã ou da tarde.
O doce que a abóbora (e outros vegetais doces) têm, é realçado pelo facto de cozinhar durante bastante tempo. Vai ajudar a fornecer ao nosso sangue o açúcar saudável que depois é transportado com a ajuda de insulina para as nossas células, as quais agradecem, dando a informação que estão satisfeitas e saciadas e que não necessitam de mais alimento até à próxima refeição.
Ajuda, portanto, a estabilizar os níveis de índice glicémico no sangue, evitando apetites de doces e sensação de fome constante.
Além do acima a abóbora ajuda também o organismo a lidar com excessos de radiação, que hoje em dia existem na atmosfera em grandes quantidades.
Prefiram tudo o que é BIOLÓGICO, desfrutem o sabor, cheiro e cor e estaremos a ajudar o Planeta!
Bom Apetite!
RosieS
Projecto IntegrALL 🍀