Este fim-de-semana tinha arroz integral feito na véspera e decidi fazer tempeh, pois já há algum tempo que não comia. Aproveitei também uns grelos que tinha escaldado no dia anterior.
Como fiz: cortei o tempeh em pedaços de cerca de 5 – 8 cm e deixei marinar com água, shoyu, gotas de limão, orégãos (curcuma e pimenta preta – opcional). Aguardei 15’ a 30’ e reguei com 1 c. sopa de azeite de pressão a frio (ou óleo de sésamo) e estufei em lume lento durante 15’-20’. Depois juntei pedaços de abóbora e cebola e um pouco de chucrute BIO (pickle de couve) e deixei cozinhar até a abóbora estar macia. Verifiquei os temperos. Coloquei um pouco de vinagre de ameixa (ácido e salgado) ou vinagre de arroz (apenas ácido de boa qualidade) para aprimorar o sabor.
Entretanto como tinha o arroz já cozinhado, envolvi-o nos grelos escaldados, juntei um pouco de alho picado e um fio de azeite e aqueci numa frigideira.
Já no prato, polvilhei o arroz de grelos com gomásio, juntei brócolos escaldados e o tempeh e está pronto.
Fiquei com uma refeição completa (proteína + cereal + vegetais + pickles + temperos) que nos consolou neste Domingo tão chuvoso, cinzento, a convidar ao descanso e reflexão neste Outono que veio para ficar.
Este prato também pode ser acompanhado com massa integral, millet ou até quinoa. Como sobrou bastante tempeh, amanhã, ou como tal como está e renovo o cereal para ter algo mais fresco na refeição, ou então faço burguers de tempeh que são divinais (feitos no forno ou na frigideira) mais um cereal feito de novo e verdes e a refeição está feita.
Esta foi uma forma que encontrei de preparar mais rapidamente as refeições.
Usar algo que está cozinhado da véspera, juntar alguns alimentos feitos frescos na hora e, claro, folhas verdes e um fermentado para completar a refeição. Algumas sementes ou ameixa umeboshi para condimentar e ornamentar a refeição.
Experimente, deguste e partilhe comigo a sua experiência.
Bom apetite e boa semana.
RosieS
Projecto Integr All 🍀